O que é a Fisioterapia Desportiva?

A Fisioterapia Desportiva assume o conjunto de intervenções em fisioterapia dedicadas às condições funcionalmente limitantes decorrentes de dores e lesões associadas à prática desportiva.

Não obstante a intenção típica de se recorrer a este serviço, só quando o sintoma ou a lesão surgem, a Fisioterapia Desportiva é uma opção adequada no aumento do rendimento desportivo, bem como na redução dos riscos de lesão associados e de recidivas. As abordagens nesta área assentam em técnicas manuais e nos conhecimentos em prescrição de exercícios.

A Fisioterapia Desportiva é indicada em que situações?

A prática desportiva implica, entre outros, a sobrecarga aos sistemas músculo-tendinoso, articular e nervoso. Como tal, todos os sintomas e lesões a estes sistemas associados são valorizáveis e passíveis de ser abordados com a intervenção em Fisioterapia Desportiva. Entre todos os possíveis problemas, estes são alguns dos mais comuns:

• Lesão dos ligamentos do joelho – estiramentos e ruturas dos ligamentos cruzado anterior e posterior e dos ligamentos colaterais mediais e laterais;
  • Lesão dos meniscos do joelho – rutura do menisco medial e lateral;
  • Estiramento ou rutura dos ligamentos da articulação do tornozelo (entorses)
  • Fraturas ósseas (stress mecânico ou traumatismo);
  • Lesões musculares – ruturas, estiramentos e contusões;
  • Luxações articulares da rótula, ombro e cotovelo;
  • Condições inflamatórias (bolsa sinovial, ligamentos, tendão e músculo);
  • Tendinopatias (tendão rotuliano, tendão de aquiles e coifa dos rotadores).

Porquê recorrer à Fisioterapia Desportiva?

São vários os motivos para recorrer à Fisioterapia Desportiva:

• Prevenção de condições incapacitantes resultantes de sintomas associados à prática desportiva, bem como às lesões dela resultantes, que não sejam avaliadas e intervencionadas em momento precoce. Com muita frequência impactam a qualidade da execução dessas atividades, ao ponto de exigirem adaptações no movimento, com sintomas distantes do local inicialmente referido;
  • Redução de sintomas associados à prática desportiva e lesões consequentes da mesma, através de uma intervenção que prima por ser personalizada, centrada no atleta e sustentada na evidência científica mais válida, realizada desde a fase mais aguda da condição, passando pela melhoria progressiva do desempenho motor, até ao retorno total à atividade;
  • Redução do risco de recidivas e de novas lesões.

Quais os benefícios da Fisioterapia Desportiva?

São vários os benefícios para quem recorre à Fisioterapia Desportiva:

• Resolução de sintomas e lesões associados à prática desportiva através do acompanhamento regular e individualizado ao indivíduo ativo fisicamente;
  • Redução do risco de recidivas e novas lesões;
  • Aumento da longevidade desportiva;
  • Melhoria ao nível da capacitação do rendimento físico;
  • Melhoria dos indicadores de saúde dependentes da prática desportiva de qualidade.

Para quem é indicada a Fisioterapia Desportiva?

As intervenções em Fisioterapia Desportiva são dirigidas a todos os indivíduos que praticam atividades desportivas sejam elas de lazer, amadoras ou profissionais, do mais novo ao mais graúdo e de ambos os géneros.

Porquê optar pela Fisioterapia no Desporto na FISIOVIDA?

• Sessões de 1 hora com acompanhamento exclusivo e personalizado às necessidades e aos objetivos do desportista, por profissionais especializados e com experiência comprovada na intervenção em desporto;
  • Para que as intenções interventivas sejam possíveis e adaptadas, justificando uma reabilitação completa e otimizada, a Fisiovida disponibiliza um espaço físico amplo, com equipamento atual e de qualidade que permite:
    • favorecer o desenvolvimento dos sistemas energéticos, com o remo, passadeira, air bike e skierg;
    • capacitar o desenvolvimento de qualidade físicas, como a força, com a ajuda de sistemas de polia resistidos, pesos livres e de máquinas guiadas, com a prensa, extensora e flexora de joelhos;
  • Um serviço digital de prescrição de exercícios personalizados à condição do utente, para que o estímulo da sessão seja somado e maximizado no seu domicílio, bem como para possibilitar a monitorização do progresso e ajustamentos, quando necessários, do plano de exercícios;
  • Sistemas de avaliação e raciocínio clínico baseados em conhecimentos científicos válidos e recentes, promovendo rapidez na resolução de sintomatologia associada à prática desportiva, prognósticos de retorno à função pós-lesão favoráveis, redução dos riscos de recidivas e de novas lesões;
  • Obtenção de reembolso do valor investido nas consultas: a maioria dos subsistemas de saúde (ADSE, SAMS, SAD, entre outros) e seguros de saúde (AdvanceCare, Médis, Multicare, entre outros) comparticipam, em regime livre, os tratamentos realizados na FISIOVIDA, sendo que em alguns casos, o reembolso pode chegar a atingir 90% do valor investido;
  • Possibilidade de deduzir no IRS o valor investido nas consultas;
  • Um corpo clínico com mais de 10 anos de experiência, que permite ao utente beneficiar de uma abordagem integrada na resposta ao seu problema, através de intervenções nas áreas de:
    • Osteopatia;
    • Reeducação Postural Global;
    • Pilates Clínico e Ginástica Abdominal Hipopressiva;
    • Exercício e Otimização do Rendimento Físico – ECOS;
    • Nutrição Funcional;
    • Fisioterapia Dermato-Funcional;
    • Fisiatria

ou beneficiar do conhecimento de profissionais de outras áreas externas à FISIOVIDA como:

• Ortopedia;
    • Traumatologia;
    • Medicina Desportiva;
    • Psicologia.

Testemunhos

A clínica FISIOVIDA evitou/adiou uma cirurgia praticamente já certa e deu-me a possibilidade de ainda poder continuar a fazer o que mais gosto “desporto”. Obrigado Fisiovida nomeadamente ao Dr. Samuel Ferreira.

Miguel Carmo

Most professional treatment I’ve ever got. 3 session and my really complex issue getting better and much better. Highly recommended.

(Tradução) O tratamento mais profissional que eu já recebi. 3 sessões e o meu problema, realmente complexo, ficou muito melhor. Altamente recomendado!

Danuta Kozák (atleta medalhada olímpica com 5 medalhas de ouro e 1 de prata em canoagem)