O que é a Fisioterapia Desportiva?

A Fisioterapia Desportiva assume o conjunto de intervenções em fisioterapia dedicadas às condições funcionalmente limitantes decorrentes de dores e lesões associadas à prática desportiva.

Não obstante a intenção típica de se recorrer a este serviço, só quando o sintoma ou a lesão surgem, a Fisioterapia Desportiva é uma opção adequada no aumento do rendimento desportivo, bem como na redução dos riscos de lesão associados e de recidivas. As abordagens nesta área assentam em técnicas manuais e nos conhecimentos em prescrição de exercícios.

A Fisioterapia Desportiva é indicada em que situações?

A prática desportiva implica, entre outros, a sobrecarga aos sistemas músculo-tendinoso, articular e nervoso. Como tal, todos os sintomas e lesões a estes sistemas associados são valorizáveis e passíveis de ser abordados com a intervenção em Fisioterapia Desportiva. Entre todos os possíveis problemas, estes são alguns dos mais comuns:

• Lesão dos ligamentos do joelho – estiramentos e ruturas dos ligamentos cruzado anterior e posterior e dos ligamentos colaterais mediais e laterais;
  • Lesão dos meniscos do joelho – rutura do menisco medial e lateral;
  • Estiramento ou rutura dos ligamentos da articulação do tornozelo (entorses)
  • Fraturas ósseas (stress mecânico ou traumatismo);
  • Lesões musculares – ruturas, estiramentos e contusões;
  • Luxações articulares da rótula, ombro e cotovelo;
  • Condições inflamatórias (bolsa sinovial, ligamentos, tendão e músculo);
  • Tendinopatias (tendão rotuliano, tendão de aquiles e coifa dos rotadores).

Porquê recorrer à Fisioterapia Desportiva?

São vários os motivos para recorrer à Fisioterapia Desportiva:

• Prevenção de condições incapacitantes resultantes de sintomas associados à prática desportiva, bem como às lesões dela resultantes, que não sejam avaliadas e intervencionadas em momento precoce. Com muita frequência impactam a qualidade da execução dessas atividades, ao ponto de exigirem adaptações no movimento, com sintomas distantes do local inicialmente referido;
  • Redução de sintomas associados à prática desportiva e lesões consequentes da mesma, através de uma intervenção que prima por ser personalizada, centrada no atleta e sustentada na evidência científica mais válida, realizada desde a fase mais aguda da condição, passando pela melhoria progressiva do desempenho motor, até ao retorno total à atividade;
  • Redução do risco de recidivas e de novas lesões.

Quais os benefícios da Fisioterapia Desportiva?

São vários os benefícios para quem recorre à Fisioterapia Desportiva:

• Resolução de sintomas e lesões associados à prática desportiva através do acompanhamento regular e individualizado ao indivíduo ativo fisicamente;
  • Redução do risco de recidivas e novas lesões;
  • Aumento da longevidade desportiva;
  • Melhoria ao nível da capacitação do rendimento físico;
  • Melhoria dos indicadores de saúde dependentes da prática desportiva de qualidade.

Para quem é indicada a Fisioterapia Desportiva?

As intervenções em Fisioterapia Desportiva são dirigidas a todos os indivíduos que praticam atividades desportivas sejam elas de lazer, amadoras ou profissionais, do mais novo ao mais graúdo e de ambos os géneros.

Porquê optar pela Fisioterapia no Desporto na FISIOVIDA?

• Sessões de 1 hora com acompanhamento exclusivo e personalizado às necessidades e aos objetivos do desportista, por profissionais especializados e com experiência comprovada na intervenção em desporto;
  • Para que as intenções interventivas sejam possíveis e adaptadas, justificando uma reabilitação completa e otimizada, a Fisiovida disponibiliza um espaço físico amplo, com equipamento atual e de qualidade que permite:
    • favorecer o desenvolvimento dos sistemas energéticos, com o remo, passadeira, air bike e skierg;
    • capacitar o desenvolvimento de qualidade físicas, como a força, com a ajuda de sistemas de polia resistidos, pesos livres e de máquinas guiadas, com a prensa, extensora e flexora de joelhos;
  • Um serviço digital de prescrição de exercícios personalizados à condição do utente, para que o estímulo da sessão seja somado e maximizado no seu domicílio, bem como para possibilitar a monitorização do progresso e ajustamentos, quando necessários, do plano de exercícios;
  • Sistemas de avaliação e raciocínio clínico baseados em conhecimentos científicos válidos e recentes, promovendo rapidez na resolução de sintomatologia associada à prática desportiva, prognósticos de retorno à função pós-lesão favoráveis, redução dos riscos de recidivas e de novas lesões;
  • Obtenção de reembolso do valor investido nas consultas: a maioria dos subsistemas de saúde (ADSE, SAMS, SAD, entre outros) e seguros de saúde (AdvanceCare, Médis, Multicare, entre outros) comparticipam, em regime livre, os tratamentos realizados na FISIOVIDA, sendo que em alguns casos, o reembolso pode chegar a atingir 90% do valor investido;
  • Possibilidade de deduzir no IRS o valor investido nas consultas;
  • Um corpo clínico com mais de 10 anos de experiência, que permite ao utente beneficiar de uma abordagem integrada na resposta ao seu problema, através de intervenções nas áreas de:
    • Osteopatia;
    • Reeducação Postural Global;
    • Pilates Clínico e Ginástica Abdominal Hipopressiva;
    • Exercício e Otimização do Rendimento Físico – ECOS;
    • Nutrição Funcional;
    • Fisioterapia Dermato-Funcional;
    • Fisiatria

ou beneficiar do conhecimento de profissionais de outras áreas externas à FISIOVIDA como:

• Ortopedia;
    • Traumatologia;
    • Medicina Desportiva;
    • Psicologia.

TESTEMUNHOS DE VIDAS TRANSFORMADAS

Miguel Carmo

A clínica FISIOVIDA evitou/adiou uma cirurgia praticamente já certa e deu-me a possibilidade de ainda poder continuar a fazer o que mais gosto “desporto”. Obrigado Fisiovida nomeadamente ao Dr. Samuel Ferreira.

Danuta Kozák (atleta medalhada olímpica com 5 medalhas de ouro e 1 de prata em canoagem)

Most professional treatment I’ve ever got. 3 session and my really complex issue getting better and much better. Highly recommended.

Rafa de Paz

Em junho estive visitando o Porto e infelizmente lesionei o joelho. Fui à FisioVida pois estava competindo no UTMB em agosto em Chamonix, França. Não teria conseguido terminar com sucesso se não fosse graças ao profissionalismo e competência da Fisioterapeuta Carla que cuidou de mim maravilhosamente e me deu os conselhos necessários para poder chegar em condições ótimas. MUITO OBRIGADO!

Isabel Silva

Os meus filhos são atletas e o Dr. João Baptista tem feito um trabalho extraordinário com eles.

Christian Clydesdale Thomson

Resultados fantásticos! O tratamento curou rapidamente uma lesão persistente na corrida. Altamente recomendado!

Miguel Augusto

No meu primeiro contacto com a clínica, estava numa situação muito aflitiva, com dores constantes ao nível das articulações e da zona lombar.
A minha mobilidade era muito reduzida e mesmo gestos normais e simples como conduzir, colocar champô no cabelo ou espreguiçar-me constituíam uma tremenda dificuldade.
Com diversos tratamentos efectuados, fui tendo melhoras graduais e a minha qualidade de vida aumentou de forma significativa.
Hoje faço uma vida normal, arrisco umas corridas de 10km, fiz o Caminho de Santiago desde a Sé do Porto e até já completei uma meia maratona, coisa impensável há algum tempo atrás. E já tenho em mente novos desafios para superar…
Por tudo isso deixo aqui o meu sincero agradecimento à equipa de excelência que constitui a clínica e que tanto me ajudou.

Miguel Paupério

Recorri à Fisiovida há cerca de 2 anos, para resolver um problema persistente de má postura, que se começou a traduzir em dores frequentes na zona lombar e sacrococcígea, que me impediam, inclusivé, de praticar exercício físico ou passar períodos prolongados sentado, de forma confortável. Por falta de informação, comecei por recorrer à medicina geral, sendo sempre “despachado” do consultório com os típicos anti-inflamatórios e/ou analgésicos, que comecei a recusar por entender que nada contribuem para a resolução da minha situação, mas sim para mascará-la e, consequentemente, agravá-la.
Em dezembro de 2018, após conversa com um colega que me referiu ter feito um tratamento de RPG (Reeducação Postural Global) com grande sucesso para um problema nas costas, procurei uma clínica onde pudesse ser avaliado, encontrando a FISIOVIDA, na pessoa da incrível e inexcedível Dra. Alice, a quem estarei eternamente grato pela profissional e amiga que foi e continua a ser.
Com a Dra. Alice, comecei por ter sessões semanais, até terem sido resolvidos alguns problemas inicialmente identificados (nomeadamente o encurtamento de várias cadeias musculares e a dor que tinha).
Assim que ficou estabilizada a situação que me fez recorrer ao RPG, comecei a ser acompanhado também em Pilates Clínico e Nutrição Funcional também na Fisiovida. Neste momento, posso dizer que estou extremamente feliz com os resultados alcançados, estando apenas a fazer sessões mensais com a Dra. Alice, por opção (enquanto antes a palavra de ordem seria necessidade), e por sentir que realmente qualquer um de nós, que passe 8h/dia sentado numa secretária, deve reservar algum tempo para cuidar de si próprio.
Há cerca de 3 meses comecei a frequentar sessões semanais no departamento do ECOS (Exercício Clínico e Otimização da Saúde), com o objetivo de fazer reforço e ganho muscular, o que me preparou para voltar a fazer exercício físico 4 a 5 vezes por semana (maioritariamente Padel), sem qualquer consequência negativa!
Por fim, a todos os que estejam a ponderar recorrer à FISIOVIDA, apenas posso garantir que poderão encontrar profissionais de excelência, sérios e amigos, desde as meninas da receção aos fisioterapeutas.
Obrigado a todos!

Casos Clínicos