A articulação temporomandibular/ATM é o nome da articulação que se localiza próxima ao ouvido, de ambos os lados da face, e que une o osso temporal à mandíbula. Além de ser constituída por ossos, a ATM é composta por estruturas ligamentares, musculares, fasciais e meniscos. A ATM comanda também todos os movimentos da mandíbula incluindo comer, falar e mastigar. Por isso, apesar de ser uma articulação com um tamanho reduzido comparativamente a outras articulações, a ATM é uma das partes mais complexas e importantes do corpo humano!
É a disfunção localizada na articulação da ATM ou que afeta estruturas próximas, relacionadas com o seu funcionamento – dor orofacial. A dor na face, ATM e/ou músculos da mastigação costumam ser a principal causa que leva os utentes a procurarem tratamento.
Causas da Disfunção da Articulação Temporomandibular
Por se tratar de uma disfunção ainda pouco conhecida, em muitos casos, não foram encontradas claramente quais são as causas para a disfunção da ATM. Acredita-se que estes podem ser alguns dos fatores relacionados ao desenvolvimento de disfunções na ATM:
- Traumatismo na mandíbula;
- Patologias médicas como artrite, artrose ou infeção na ATM;
- Má postura;
- Caraterísticas anatómicas, relacionadas com a formação da mandíbula durante o nascimento;
- Distúrbios do sono e dificuldade de dormir;
- Stress, depressão e ansiedade;
- Ranger ou apertar dos dentes durante o sono / Bruxismo.
Sintomas da Disfunção da Articulação Temporomandibular
Esta disfunção pode provocar uma série de distúrbios levando a uma série de sinais e sintomas típicos, nomeadamente:
- Ruídos articulares (estalidos/crepitações ou sensação de “click” que surgem ao abrir e/ou fechar a boca);
- Dor e/ou dificuldade nos movimentos como abrir e/ou fechar a boca.
Paralelamente a estes podem surgir outras manifestações tais como:
- Dor semelhante à dor de ouvidos;
- Dor na região do pescoço/cervical e ombros;
- Dor de cabeça/cefaleias;
- Bruxismo: movimento involuntário, caraterizado pelo apertar e ranger dos dentes, onde é aplicada uma força excessiva na musculatura mastigatória, provocando um desgaste dos dentes;
- Cansaço no rosto, principalmente ao mastigar;
- Mudança brusca no encaixe da mandíbula;
- Zumbido e vertigem.
Riscos da Disfunção da Articulação Temporomandibular e que problemas pode causar
Em caso de suspeita de disfunção da ATM, o mais indicado é buscar ajuda com um fisioterapeuta especializado para evitar que a evolução da disfunção origine condições médicas mais complexas como alterações degenerativas e inflamatórias. A longo prazo, a disfunção pode originar uma série de adaptações no corpo tais como:
- Alterações na posição da mordida e encaixe dos dentes;
- Dor em partes à distância no corpo como forma deste encontrar o seu próprio equilíbrio;
- Alterações na postura do corpo.
Existe tratamento para a Disfunção da Articulação Temporomandibular?
Embora não seja uma situação clinicamente grave, a disfunção da ATM pode tornar-se crónica e de difícil gestão afetando negativamente a qualidade de vida da pessoa. Mas a boa notícia é que, sim, a disfunção da ATM pode ser tratada.
São vários os benefícios que as pessoas podem obter ao recorrer ao tratamento na disfunção da ATM:
- Elimina e previne quadros de dor aguda e crónica relacionados com o normal movimento da ATM;
- Elimina e previne dores à distância relacionadas com o mau funcionamento da ATM, como pescoço, ouvidos, coluna e cabeça;
- Eleva de forma significativa o nível de qualidade de vida criando condições para a realização de tarefas sem dor e limitação, essenciais do dia a dia, tais como comer todo o tipo de alimentos, mastigar para ambos os lados sem constrangimentos, rir, bocejar, etc
- Prevenção de disfunções ao nível da mordida e encaixe dos dentes;
- Entre outras.
O tratamento à disfunção da ATM está indicado para todas as pessoas, desde crianças a adultos, que possam sofrer de dor ou de alterações no funcionamento da ATM.
Como a disfunção da ATM pode ter diferentes causas e efeitos sobre o corpo, a forma de intervir no problema tem de ser adaptada a cada caso. Daí que a FISIOVIDA se destaca no tratamento da disfunção da ATM pelo facto de:
- Cada utente ter sempre um fisioterapeuta em exclusivo, durante uma hora, com diversas especializações na área de intervenção na ATM e com experiência acumulada de vários anos de prática clínica;
- O processo de raciocínio clínico e intervenção no tratamento da ATM ser alicerçado em modelos que reúnem maior evidência científica, produzindo assim naturalmente resultados muito mais rápidos, eficazes e duradouros.
- Obtenção de reembolso do valor investido nas consultas: a maioria dos subsistemas de saúde (ADSE, SAMS, SAD, entre outros) e seguros de saúde (AdvanceCare, Médis, Multicare, entre outros) comparticipam, em regime livre, os tratamentos realizados na FISIOVIDA, sendo que em alguns casos, o reembolso pode chegar a atingir 90% do valor investido;
- Possibilidade de deduzir no IRS o valor investido nas consultas;
- Dispor de um corpo clínico com mais de 10 anos de experiência, que permite à mulher beneficiar de uma abordagem integrada na resposta ao seu problema através das seguintes áreas:
- Osteopatia;
- Reeducação Postural Global;
- Exercício Clínico e Otimização da Saúde/ECOS;
- Pilates Clínico;
- Nutrição Funcional;
- Fisiatria
ou beneficiar do conhecimento de profissionais de outras áreas externas à FISIOVIDA como
- Medicina dentária;
- Cirurgia maxilo-facial;
- Psiquiatria;
- Psicologia.