Tratamento da dor ciática sem medicação nem cirurgia

A “dor ciática”, ou ciatalgia, é um sintoma resultante do atingimento do nervo ciático e, ao contrário do que a generalidade das pessoas pensa, a maioria das vezes consegue-se eliminar a dor sem recurso a medicação nem cirurgia.
Este nervo tem origem nas raízes nervosas lombares e é o nervo mais longo do corpo humano, estendendo-se até à região do pé.

A compressão/irritação deste nervo provoca dor caraterística no seu trajeto (geralmente dor lombar e/ou dor na parte detrás da coxa e perna). Associados podem estar outros sintomas como dormências, formigueiros, alterações de sensibilidade e, em casos mais graves, alterações da força muscular. Esta sintomatologia surge pela interrupção dos sinais elétricos que circulam dentro do nervo, responsáveis por transportarem informação para o membro inferior, controlando a sensibilidade e a atividade muscular do mesmo.

O que pode causar problemas no nervo ciático?

  • Osteófitos (“bicos de papagaio”);
  • Hérnia/Protusão discal lombar;;
  • Espondilose;
  • Espondilolistese;
  • Síndrome do piramidal (Causada por tensão excessiva do músculo piramidal);
  • Tumores;
  • Entre outros.

    Na FISIOVIDA, a Fisioterapia Avançada, é um dos métodos que pode ajudar a resolver este problema, sem que seja necessária uma cirurgia. Os estudos científicos corroboram que o tratamento conservador é eficaz no tratamento da dor ciática a curto prazo, como também nas recidivas. Por isso, a AVALIAÇÃO é essencial para averiguar a verdadeira causa da dor, e perceber se realmente é necessária uma cirurgia.
    Por outro lado, o uso de anti-inflamatórios e analgésicos é frequente, e muitas vezes durante vários anos!!! Embora por vezes os sintomas aliviem, os episódios de dor repetem-se. E porquê? Porque a causa do problema mantém-se! Porquê passar anos a tomar medicação quando sabe que o problema pode ter resolução?

    Como pode então ajudar a FISIOVIDA?
    Numa primeira fase, o mais importante será identificar os fatores que estão a causar o problema. A dor ciática não é sinónimo de hérnia lombar, sendo necessário uma avaliação cuidada e rigorosa na pesquisa do problema, podendo ser este de origem ligamentar, muscular, visceral ou de outra região como a sacro-ilíaca.
    De facto, vários são os casos em que uma disfunção noutra região do corpo ou num órgão abdominal pode simular uma dor semelhante à afetação do nervo ciático, e por isso muitos tratamentos não têm um resultado totalmente eficaz.
    No que concerne à dor ciática propriamente dita, O PRINCIPAL OBJETIVO DO TRATAMENTO é o alívio da dor e sintomas associados, corrigindo os fatores que estão na origem da compressão nervosa. Posteriormente, a intervenção em fisioterapia passa por reabilitar o nervo ciático e correção das causas (disfunções articulares, encurtamentos musculares e/ou fasciais, diminuição da mobilidade neural, etc) que podem levar à recidiva do problema.
    Na Fisioterapia Avançada são utilizadas técnicas com resultados cientificamente comprovados, tais como as Técnicas de mobilidade neural, Técnicas articulares, Técnicas neuromusculares e fasciais, KinesioTaping, entre outras, tendo em conta as caraterísticas individuais de cada utente, para que os resultados sejam os pretendidos.

    A Osteopatia e a Reeducação Postural Global são dois métodos que a equipa FISIOVIDA utiliza regularmente na avaliação e tratamento da dor ciática, que ampliam os resultados do tratamento pela visão global do corpo humano. De facto, a utilização destes dois métodos possibilita resolver problemas que embora não sejam causas diretas da dor ciática, podem predispor a ocorrência da sintomatologia, como por exemplo a postura.
    Outro factor preponderante, no tratamento e prevenção de reincidivas é a estabilidade e controlo motor, principalmente na região lombo-pélvica, onde os exercícios terapêuticos, em especial o Pilates Clínico e os Abdominais Hipopressivos podem ser uma opção terapêutica a considerar.
    A equipa FISIOVIDA encontra-se ao seu dispor para o ajudar. Não espere mais! Conte connosco!