A abordagem da Nutrição Funcional nas Doenças auto-imunes

No desencadear de uma doença auto-imune existem fatores que parecem assumir um papel importante: Predisposição genética; Desequilíbrio do sistema imunitário (que por si só é o que define este espetro de patologias); Alterações ao nível da permeabilidade intestinal (o que na prática significa que o intestino “perdeu” de alguma forma a sua capacidade de defesa contra agentes externos); Exposição a triggers ambientais (agentes capazes de desencadear uma resposta por parte do sistema imunitário, como por exemplo vírus).…

Ler mais

A Nutrição Funcional na Espondilite Anquilosante

O que é a Espondilite Anquilosante? A Espondilite Anquilosante (EA) é uma patologia inflamatória crónica que pertence ao grupo das espondilartrites. A EA é considerada uma espondilartrite axial, que afeta principalmente a coluna vertebral, levando a uma diminuição da sua mobilidade e funcionalidade.…

Ler mais

O que é a Nutrição Funcional?

A Nutrição Funcional com o seu ramo de Medicina Integrativa Funcional desenvolvida na FISIOVIDA vai muito mais além do que um “simples diagnóstico”. O utente é visto como um todo, não tendo em conta apenas a sua dieta mas também os seus sintomas, historial de doença, medicação, exposição a toxinas, stress e história de vida.…

Ler mais

Nutricionista da FISIOVIDA publica livro “Segredos de uma nutricionista”

Foi em Fevereiro de 2017 que a Dra. Paula Valente, nutricionista da FISIOVIDA, fez a apresentação do seu livro “Segredos de uma nutricionista” em várias FNAC´s do país.…

Ler mais

Nutrição Saudável

Siga o conselho da Drª Paula Valente, nutricionista. Na FISIOVIDA, na clínica do Porto, a Nutrição tem um contributo fundamental para que todos os nossos utentes atinjam o máximo de qualidade de vida!…

Ler mais

“Light” vs “Magro” vs “Diet”

Siga o conselho da Drª Paula Valente, nutricionista na FISIOVIDA! Sabia que a publicidade utiliza expressões como “light”, magro, “diet” ou integral com o mesmo propósito mas que, na verdade, têm significados completamente diferentes?…

Ler mais

Alimentação na Menopausa

Entre os 40 e os 50 anos o ciclo menstrual da mulher começa a sofrer algumas irregularidades, acabando por cessar passado algum tempo. A esse período durante o qual as hormonas sexuais femininas diminuem de modo repentino dá-se o nome de menopausa.…

Ler mais

Nutrição na Gravidez e Amamentação

No decurso da gravidez são vários os factores que interagem para determinar o progresso e o resultado da gravidez. Embora ainda seja necessário investigar mais profundamente o papel da nutrição na modificação deste processo, é aceite que o estado nutricional da mulher grávida afecta o resultado da sua gravidez.…

Ler mais