Infeção Urinária e a Acupuntura

A Acupuntura desenvolvida pela FISIOVIDA no Porto é de extrema importância na ajuda ao restabelecimento total após uma infeção urinária e na prevenção da sua recidiva que é tantas vezes frequente. Na infeção urinária geralmente surgem sintomas como dor lombar e mesmo febre. A infeção urinária caracteriza-se por sintomas como micção em gotas, sensação de peso na bexiga, sensação de queimadura no trato urinário, sensação de calor, urina escassa e amarelo escura.

Após uma infeção urinária muitas das mulheres apresentam recidivas surgindo, novamente mais tarde, uma nova infeção urinária. Esta recidiva deve-se, na grande maioria, à urina residual que fica na bexiga por esvaziar. Ocorre principalmente na menopausa, devido a alterações hormonais, pois a bexiga não contrai com a mesma força que anteriormente. Caso o pavimento pélvico esteja também disfuncional, o esvaziamento total da bexiga ainda será mais dificil.

A Acupuntura desenvolvida pela FISIOVIDA no Porto tem como objetivo reduzir a sintomatologia das infeções urinárias diminuindo o tempo de resolução da patologia e reforçando as defesas do indivíduo.

Em relação às infeções urinárias recorrentes, vários estudos verificaram que a Acupuntura reduz a taxa de recidiva das mulheres com tendência para infeções urinárias para metade comparativamente com as mulheres que não realizaram este tratamento.