A Hérnia Discal e a Osteopatia

A Hérnia Discal é um dos problemas onde se consegue atuar com bastante eficácia através da Osteopatia. Muitas pessoas procuram a FISIOVIDA no Porto para obterem ajuda com este problema. Uma hérnia surge quando uma parte do disco vertebral sai da sua posição normal e ultrapassa o limite ósseo do corpo vertebral (mais frequentemente atrás e lateral), formando uma espécie de bolha.

CAUSAS DA HÉRNIA LOMBAR

No caso da hérnia lombar, há vários factores que podem influenciar o seu aparecimento:

  • traumatismos e acidentes;
    litrabalhos físicos forçados e realizados incorrectamente, como empurrar, puxar e levantar;

  • alterações posturais, nomeadamente desalinhamento da curva lombar, o que desequilibra a pressão exercida sobre as vértebras;
  • hipermobilidade lombar, devido a fixações da pélvis, da torácica ou do membro inferior;
  • diminuição do controlo abdominal, que impede uma relação lombo-pélvica saudável.

    SINAIS E SINTOMAS

    Dependendo do seu tamanho e localização, a hérnia pode ou não alcançar outros tecidos: o ligamento vertebral ou as raízes nervosas que saem pelos espaços entre as vértebras. Conforme isso acontece, pode ser totalmente assintomática ou causar diferente tipo de dor (lombar e/ou dor irradiada para a perna) e sintomatologia (formigueiros e falta de força na perna). A verdadeira dor resultante de hérnia lombar aumenta com a tosse, espirro e na posição sentada e inclinada à frente.

    HÉRNIAS SEM PERIGO PARA A COLUNA LOMBAR

  • É importante referir que 30% a 60% das pessoas apresentam hérnia sem sintomas, ou manifestam outros sinais, que se devem a desequilíbrios em torno da coluna lombar e não propriamente à hérnia;

  • Deste modo, uma hérnia lombar, salvo em casos extraordinários, não constitui na sua grande maioria, uma necessidade cirúrgica, pois a hérnia pode existir sem agredir outros tecidos e permitindo a mecânica normal da coluna.
  • MITOS CLÁSSICOS: a dor ciática

  • hérnia causa obrigatoriamente dor ciática. MENTIRA! A hérnia pode não causar dor ou, caso origine dor, apenas dor lombar;
  • quando existe dor tipo ciática é sinal de hérnia. MENTIRA! A maioria das pessoas que nos procuram e que sentem uma dor irradiada pelo membro inferior, não se trata de verdadeira ciática. Há tecidos vizinhos (ligamentos lombares e sacroilíacos, pontos de tensão musculares) que podem simular a dor ciática.

    Por isso, é essencial fazer um diagnóstico específico para avaliação da postura e da coluna lombar, a fim de se buscar a verdadeira causa da dor e sintomatologia.

    Porquê a OSTEOPATIA?

    A Osteopatia melhora a mecânica da sua coluna, elimina as fixações e devolve a mobilidade normal à lombar, trabalha a tensão dos tecidos e dos órgãos internos e restabelece o equilíbrio neuromuscular.

  • Resultados imediatos e espetaculares na eliminação da dor!Contacte-nos