A Ginástica Abdominal Hipopressiva – GAH – é um método que já revolucionou a “arte” de fazer abdominais e ano após ano tem conquistado cada vez mais seguidores! Desde atletas de elite, “Top Models”, recém-mamãs no pós-parto que tentam recuperar a forma física, bem como pessoas “comuns/normais” que procuram por questões estéticas e de saúde ter abdominais saudáveis, a GAH tem mudado significativamente a qualidade de vida destas pessoas.

Depois que alguém aprende estes exercícios nunca mais vai querer voltar aos abdominais tradicionais pois a GAH é um conjunto de exercícios muito eficazes utilizados para fortalecer a musculatura da barriga e períneo. A GAH é por isso uma “ferramenta” ESSENCIAL para um trabalho eficaz das tensões a nível abdominal.
Da mesma forma que uma casa tem que ter paredes e um teto e chão firmes sob pena de desabar, o nosso abdominal não foge a estas leis básicas de engenharia!

Com a GAH é possível trabalhar “teto”, “paredes da casa” e “chão da casa” de forma a manter a casa “de pé”:

  • Trabalho ao nível da tensão do “teto”: corresponde ao músculo diafragma, de forma a que este não empurre o interior da cavidade abdominal para baixo e para a frente provocando uma consequente distensão da parede abdominal com um aumento da pressão intra-abdominal;
  • Trabalho ao nível do “chão da casa”: corresponde ao períneo ou pavimento pélvico, conferindo a este, com este tipo de exercício, uma maior estabilidade;
  • Trabalho ao nível da “parede da casa”: corresponde à parede abdominal e esta pode ser deformada por alterações nas vísceras como inflamação ou deposição de gordura em torno destas ou, também, por alterações posturais como hiperlordoses (acentuação das curvas da coluna) ou retificações acentuadas da coluna lombar.
  • Daí a necessidade de complementar este tratamento, integrando na mesma consulta a avaliação e correção do padrão alimentar (Nutrição Funcional), avaliação e libertação de tensões com a Acupuntura inserida na especialidade de Medicina Tradicional Chinesa e trabalho de mobilidade versus estabilidade com os exercícios de Pilates no solo e em aparelhos seguindo.

    Para conhecer melhor o nosso conceito INTEGRADO em que associamos Ginástica Abdominal Hipopressiva + Medicina Tradicional Chinesa+ Pilates no solo e aparelhos + Nutrição Funcional CLIQUE AQUI

    10 RAZÕES PARA FAZER A GAH:

    Ginástica Abdominal Hipopressiva

    Diminui a barriga

    Os Abdominais Hipopressivos reduzem o perímetro abdominal pois contraem a fáscia abdominal de uma forma involuntária. Estes exercícios permitem que cada pessoa consiga “esconder” a barriga sem ter que fazer qualquer esforço para isso. Numa posição de relaxamento o abdominal ficará mais duro e plano do que antes.

    Ginástica Abdominal Hipopressiva

    Diminui a dor lombar

    Tal como o nome indica,o Exercício Hipopressivo vai diminuir a pressão intra-abdominal, o que vai ajudar à diminuição de muitas dores lombares causadas pelo aumento dessa pressão intra-abdominal. O Exercício Hipopressivo vai fazer com que as vértebras se separem e que sejam descomprimidas pela diminuição obtida na pressão, o que produz uma melhoria ou desaparecimento total de dores lombares, dorsais e de outras zonas da coluna.

    Ginástica Abdominal Hipopressiva

    Aumenta a Função Sexual
    O aumento da circulação sanguínea e o aumento da sensibilidade na área genital aumenta o desejo, sensação e eficácia em todos os aspetos relacionadas com o ato sexual.

    Ginástica Abdominal Hipopressiva

    Aumenta a Performance Desportiva

    A melhoria da musculatura respiratória, o aumento do número de glóbulos vermelhos e a melhoria na postura do atleta obtida ao fazer estes exercícios vai melhorar a performance desportiva.

    Ginástica Abdominal Hipopressiva

    Resolve e Previne a Incontinência Urinária

    Todas as investigações mostram diminuições muito elevadas da incontinência urinária, inclusivé em mulheres de idade avançada. O aumento da força muscular dos músculos do pavimento pélvico, que são os músculos que sustêm a bexiga, vagina, intestinos, etc são uma das principais explicações para a atuação com eficácia em problemas de incontinência urinária.

    Ginástica Abdominal Hipopressiva

    Prevenção de Hérnias

    As hérnias abdominais, inguinais, umbilicais, discais, vaginais, as pubalgias são provocados por 2 fatores:

    1. Aumento de pressão (Nestes casos os abdominais tradicionais são “inimigos” pois aumentam a pressão intra-abdominal)

    2. Um tecido que não consegue aguentar o aumento de pressão. O Exercício Hipopressivo aumenta o tónus muscular da fáscia abdominal prevenindo que o aumento de pressão abdominal resultante de um esforço, tosse ou algum desporto provoque o aparecimento de hérnias.

    Ginástica Abdominal Hipopressiva

    Excelente Método Pré e Pós Parto

    O Método Hipopressivo surgiu com a Fisioterapia de Pós-Parto e é considerado como o melhor método de preparação para o parto e de recuperação do mesmo, sendo aplicado em hospitais e clínica de muitos países em todo o mundo;

    Ginástica Abdominal Hipopressiva

    Aumenta a Função Pulmonar

    Os músculos da inspiração e expiração são potenciados o que ajuda na melhoria de vários problemas respiratórios.

    Ginástica Abdominal Hipopressiva

    Melhora a Postura e o Equilíbrio
    O Método Hipopressivo providencia a regulação do tónus muscular de uma forma geral o que permite que os músculos que controlam a postura trabalhem corretamente e permitam assim que uma pessoa assuma involuntariamente uma postura mais correta.

    Ginástica Abdominal Hipopressiva

    Soluciona e Previne a queda de órgãos internos

    A aspiração que se produz dentro do abdómen faz com que a bexiga, reto e o útero se recoloquem facilmente no seu sítio.

    Mas porquê preferir o Método HIPOPRESSIVO em detrimento dos abdominais tradicionais?

    faça-abdominais-corretamente-porto-fisiovidaO reto abdominal, o famoso músculo do “six pack”, tem como função principal a manutenção da postura, ou seja, este é constituído por fibras musculares que têm a capacidade de gerar contração muscular mantida ao longo do tempo: traduzindo, nós só estamos de pé com as costas direitas porque este músculo está a trabalhar com esse objetivo. Por exemplo, o músculo anterior do braço mais conhecido como bicípite é um músculo que tem como principal função levantar pesos. No entanto, não conseguimos levantar pesos 12 horas por dia seguidas porque este é um músculo constituído por fibras musculares que, apesar de terem capacidade para desenvolverem grande quantidade de força, se cansam rapidamente. Isto para explicar que o abdominal, ao contrário do bicípite, não precisa de ser trabalhado com movimentos repetitivos puxando muita carga em cada movimento, porque a atividade do abdominal é eminentemente postural.

    Se observarmos o que acontece à nossa barriga quando fazemos um abdominal puro verificamos que a parede abdominal distende-se, ou seja, aumenta o perímetro abdominal durante a subida das costas.

    Como é que tal movimento poderá, então, diminuir o perímetro da cintura?

    É aí que encontra o poder do Método HIPOPRESSIVO, pois este tem o potencial de produzir a barriga que todos sonham ter, sem gerar malefícios na sua coluna!

    Quer ter um abdominal de sonho? Beneficie deste método inovador!Contacte-nos