A Ginástica Abdominal Hipopressiva – GAH – é um método que já revolucionou a “arte” de fazer abdominais e ano após ano tem conquistado cada vez mais seguidores! Desde atletas de elite, “Top Models”, recém-mamãs no pós-parto que tentam recuperar a forma física, bem como pessoas “comuns/normais” que procuram por questões estéticas e de saúde ter abdominais saudáveis, a GAH tem mudado significativamente a qualidade de vida destas pessoas.
Depois que alguém aprende estes exercícios nunca mais vai querer voltar aos abdominais tradicionais pois a GAH é um conjunto de exercícios muito eficazes utilizados para fortalecer a musculatura da barriga e períneo. A GAH é por isso uma “ferramenta” ESSENCIAL para um trabalho eficaz das tensões a nível abdominal.
Da mesma forma que uma casa tem que ter paredes e um teto e chão firmes sob pena de desabar, o nosso abdominal não foge a estas leis básicas de engenharia!
Com a GAH é possível trabalhar “teto”, “paredes da casa” e “chão da casa” de forma a manter a casa “de pé”:
Trabalho ao nível da tensão do “teto”: corresponde ao músculo diafragma, de forma a que este não empurre o interior da cavidade abdominal para baixo e para a frente provocando uma consequente distensão da parede abdominal com um aumento da pressão intra-abdominal; Trabalho ao nível do “chão da casa”: corresponde ao períneo ou pavimento pélvico, conferindo a este, com este tipo de exercício, uma maior estabilidade; Trabalho ao nível da “parede da casa”: corresponde à parede abdominal e esta pode ser deformada por alterações nas vísceras como inflamação ou deposição de gordura em torno destas ou, também, por alterações posturais como hiperlordoses (acentuação das curvas da coluna) ou retificações acentuadas da coluna lombar.