Dor no pescoço e a acupuntura

A Acupuntura desenvolvida no Porto pela FISIOVIDA atua com bastante eficácia naquela que é a segunda dor da coluna vertebral mais frequente: a dor no pescoço. Esta pode apresentar um componente de irradiação para o braço ou não. Um total de 45% das pessoas em idade produtiva teve, pelo menos uma vez, uma crise de rigidez e dor cervical.

Segundo a medicina ocidental, as causas mais comuns de dor cervical são de origem músculo-esquelética (fraturas, discopatias, tensão muscular, espondilose), neurológicas (síndromes radiculares) e dor referida.

A medicina chinesa adiciona ainda um componente emocional às causas de dor cervical. Desta forma, sentimentos como stress e ansiedade geram tensão muscular a nível dos músculos trapézio e elevador da omoplata desenvolvendo um quadro de dor e desconforto cervical.

Na presença de dor cervical com irradiação para o braço, este formigueiro pode aparecer em regime diurno, no entanto, frequentemente o indivíduo refere formigueiro, adormecimento noturno ao longo do membro superior e mão.

A Acupuntura apresenta bons resultados na resolução da dor cervical, principalmente se irradiada, reduzindo a frequência e intensidade das dores, evitando o recurso a medicação através da promoção do equilíbrio muscular na região do pescoço e nuca.