Dor ciática e a ajuda que a Osteopatia pode dar!

A Osteopatia é uma das “ferramentas” utilizadas pela FISIOVIDA no Porto para tratar a dor ciática.

O QUE É A DOR CIÁTICA?

A dor ciática, ou ciatalgia, é a dor verificada ao longo do trajecto do nervo ciático. Este é o nervo mais longo do corpo humano, estendendo-se desde a região lombar até à região do pé. Quando este nervo é comprimido/irritado pode provocar dor no seu trajeto (na parte detrás da perna e coxa), dormências, formigueiros e em casos mais graves alterações da força muscular.

Quais as causas mais comuns deste problema?

• Hérnia discal lombar;
  • Espondilose;
  • Espondilolistese;
  • Síndrome do piramidal (Causado pela compressão do nervo piramidal);
  • Entre outras.

Qual o objetivo do tratamento?
    O tratamento tem como objetivo principal o alívio da dor e a correção das alterações que conduzem à compressão nervosa. Numa segunda fase o tratamento passa por corrigir todas as causas (encurtamentos musculares, disfunções articulares, fasciais, etc) que podem levar à recidiva do problema.

Sabia que este é um problema possível de resolver em poucas sessões?!
    Na FISIOVIDA com a Fisioterapia Avançada, Osteopatia, RPG e Pilates Clínico este é um problema em que se obtém uma rápida resolução sem recurso à cirurgia. Esta só deve ser indicada em situações mais graves quando o tratamento com a Fisioterapia Avançada já não consegue fazer regredir o problema.

Qual o papel da Osteopatia?
    A Osteopatia tem um papel fundamental na resolução da dor ciática, na medida em que aborda a causa do problema e não apenas a sua consequência. Muitas vezes a origem da dor ciática não está propriamente na região dolorosa mas sim mais acima, na coluna lombar ou na zona da nádega.

Após uma avaliação pormenorizada, técnicas de osteopatia irão inibir músculos que podem estar a comprimir o nervo ciático, resolver restrições do movimento da coluna e da articulação sacro-ilíaca, trabalhar a mobilidade do nervo em relação a estruturas adjacentes, estirar ligamentos e músculos em relação com a dor ciática, etc.
    Juntamente com toda a abordagem de osteopatia, irá receber igualmente aconselhamento relativamente à sua postura, nutrição e hábitos de vida saudáveis de forma a que a sua dor ciática faça parte do passado.

• Resultados imediatos na eliminação da dor ciática!Contacte-nos