Tratamento da Dor Ciática: saiba como a Osteopatia pode ajudar!

A dor causada pelo nervo ciático pode ser intensa e incapacitante, por isso deve ser tratada rapidamente. A osteopatia pode aliviar a dor ciática em poucas sessões, sem necessidade de recorrer a medicação ou cirurgia.

O que é a Dor Ciática?

A dor ciática, medicamente chamada de ciatalgia, é sentida quando o nervo ciático é comprimido ou está inflamado. Este é o nervo mais longo do corpo humano, que se estende desde o final da coluna (região lombar) até aos pés. Assim, quando o nervo ciático é irritado de alguma forma, provoca dor intensa, dormência, sensação de formigueiro e, por vezes, fraqueza muscular.

Quando a dor surge é o momento certo para procurar acompanhamento especializado! A osteopatia pode aliviar a dor ciática em poucas sessões, sem necessidade de recorrer a medicação ou cirurgia e ainda trata a raiz do problema!

Quais são os sintomas da Dor Ciática?

A compressão ou inflamação do nervo ciático pode causar dor aguda, mas não só. Os sintomas típicos da dor ciática, que podem variar em intensidade e em constância são os seguintes:

• Dor intensa no fundo das costas que irradia para a coxa e perna;
  • Dormência e sensação de formigueiro na perna;
  • Dor ao andar e ao manter a coluna reta;
  • Fraqueza muscular na perna afetada.

Por vezes, a dor ciática também está associada a alterações na coluna, como a hérnia discal lombar, espondilose, espondilolistese, síndrome do piramidal (causado pela compressão do nervo piramidal), entre outros problemas. Por isso, é muito importante que esteja atento aos sintomas e, assim que possível, procure ajuda especializada da Fisiovida.

Osteopatia no Tratamento da Dor Ciática

O tratamento da dor ciática através da Osteopatia – método de tratamento que alia conhecimentos de anatomia, fisiologia e biomecânica – é especialmente eficaz. Não leva apenas a um alívio rápido da dor, como também permite corrigir as alterações que conduziram à compressão ou inflamação do nervo ciático. Ou seja, quando realiza um tratamento osteopático para aliviar a dor ciática, está a eliminar o sofrimento no momento, mas também a prevenir futuras crises.

Primeiramente, num quadro típico de dor ciática, o tratamento efetuado pelo osteopata consiste em aliviar a dor, proporcionando conforto e uma maior flexibilidade e mobilidade na zona afetada. De seguida, o tratamento incide na correção das causas da irritação do nervo ciático (encurtamentos musculares, disfunções articulares, fasciais, etc), que podem levar ao reaparecimento do problema.

Após uma avaliação pormenorizada de cada caso, as diferentes técnicas de osteopatia vão tratar os músculos que, eventualmente, estejam a comprimir o nervo ciático, resolver restrições do movimento da coluna e da articulação sacroilíaca, trabalhar a mobilidade do nervo ciático em relação às estruturas ao seu redor, e alongar os ligamentos e os músculos relacionados com a dor ciática.

Assim, a Osteopatia tem um papel fundamental na resolução da dor do nervo ciático, na medida em que aborda a causa do problema e não apenas a sua consequência. Muitas vezes, a origem da dor ciática não está propriamente na região onde se sente dor, mas sim, na parte inferior da coluna (zona lombar) ou na zona da nádega.

Tratamento da Dor Ciática durante a Gravidez

A dor ciática é muito comum na gravidez, especialmente devido às modificações a que o corpo da mulher está sujeito, como o aumento de peso e o crescimento da barriga, o que pode levar à compressão do nervo ciático.

Como a osteopatia durante a gravidez é um tratamento manual, não invasivo e sem necessidade de recorrer a medicação, é perfeitamente seguro para a mamã e para o bebé. Através de manobras manuais suaves aplicadas pelo osteopata, há um alívio da dor na zona e a recuperação da mobilidade perdida. Conheça todos os benefícios da osteopatia no pré-parto, durante a gravidez e no pós-parto.

O que pode fazer para prevenir a Dor Ciática

Adotar um estilo de vida saudável pode ajudar a prevenir a irritação do nervo ciático. Estes são alguns comportamentos que pode adotar para evitar sofrer de dor ciática:

• pratique atividade física de forma regular (caminhada, pilates, natação);
  • procure manter o peso dentro dos parâmetros ideais para a idade;
  • faça alongamentos e exercício físico específico para fortalecer o abdómen e os músculos ao redor da coluna (já conhece o espaço ECOS?);
  • movimente-se, evite estar sentado ou na mesma posição durante muito tempo.

Em situação de crise de dor ciática, deve consultar imediatamente ajuda profissional. Na Fisiovida, para além da abordagem de osteopatia, RPG e fisioterapia avançada no tratamento da ciatalgia, também irá receber aconselhamento relativamente à sua postura, nutrição e hábitos de vida saudáveis de forma a que a sua dor ciática faça parte do passado. Saiba mais sobre o que é a Osteopatia e quais as principais áreas de intervenção realizadas na Fisiovida.

Bibliografia

• Ricard F. Tratamiento osteopático de las lumbalgias y lumbociáticas por hernias discales 2020 –  3ª edição. Medos Editorial;
  • Ricard F. Tratamiento Osteopático de las algias lumbopélvicas 2017 1ª edição. Medos Editorial;
  • Butler D. e Moseley L. (2003). Explain Pain. Noigroup Publications. Austrália;
  • Netter F. H. Atlas de Anatomia Humana 6ª edição 2015 Elsevier.

Resultados imediatos na eliminação da dor ciática!Contacte-nos