Na FISIOVIDA dispomos de um CONCEITO INTEGRADO que é o resultado de vários anos de formação especializada e experiência clínica da Dra. Marta Gomes. Este conceito foca-se no desenvolvimento da performance individual, sendo esta associada a um “estado de arte”, porque depende do estado de harmonia entre o interior e exterior do corpo.

Todo o EXTERIOR precisa primeiramente de um trabalho INTERIOR. Todas as alterações EXTERNAS são sinais do que se passa INTERNAMENTE!

Como exemplo que explica a pertinência deste CONCEITO INTEGRADO está o “tradicional” exercício de alongamento muscular ou as ditas “normais” dores de coluna: a dificuldade em fazer um alongamento muscular ou mesmo a persistência recorrente de uma dor cervical ou lombar, pode ser frequentemente consequência de uma tensão visceral despoletada por um padrão alimentar incorreto para aquele tipo de pessoa.

Através da Acupuntura, inserida na especialidade de Medicina Tradicional Chinesa, é possível, aliando uma mudança de padrão alimentar e/ou estilo de vida, juntamente com exercícios específicos, trabalhar essa tensão interna minimizando-a ou mesmo eliminando-a e restaurando a mobilidade total e/ou removendo qualquer dor ainda existente!
Tanto nas limitações de movimentos visíveis durante exercícios de Pilates, avaliação da face, língua e palpação abdominal preconizado pela Medicina Tradicional Chinesa bem como na análise de dados laboratoriais como hemograma, leucograma, glicemia, insulina, transaminases e colesterol é possível realizar um diagnóstico individual e estabelecer um plano para o atingimento da melhor performance individual.

Este Conceito Integrado assenta em quatro pilares basilares:

Conceito INTEGRADO em Pilates + Nutrição Funcional + Medicina Tradicional Chinesa + Ginástica Abdominal Hipopressiva

Pilates no solo e com equipamentos

As dúvidas são mais do que muitas quando procuramos acerca de Pilates. O que será mais aconselhado para cada um de nós uma vez que somos todos diferentes é cada vez mais a questão que se coloca.
O mundo ideal pede complemento. Precisamos tanto da resistência das máquinas como da liberdade do corpo para trabalhar o controlo motor. O objetivo será sempre o mesmo, “Contrologia”, ou seja, segundo Joseph Pilates, é o controlo consciente de todos os movimentos musculares do corpo.


Saber Mais
Conceito INTEGRADO em Pilates + Nutrição Funcional + Medicina Tradicional Chinesa + Ginástica Abdominal Hipopressiva

Ginástica Abdominal Hipopressiva

Cada vez mais procurada pelos homens, é porém com as mulheres que os seus benefícios são mais evidentes por causa das alterações hormonais, aumento e perda rápida de peso, gravidez, pós-parto e menopausa. Face a estas mudanças, o abdominal é sempre o ponto mais fraco distendendo e encolhendo com flacidez frequentemente. O abdominal é a parede, a capa que reveste todos os nossos órgãos e vísceras e manifestará tantas alterações quantas a nossa saúde interna apresentar.


Saber Mais
Conceito INTEGRADO em Pilates + Nutrição Funcional + Medicina Tradicional Chinesa + Ginástica Abdominal Hipopressiva

Nutrição Funcional

Considerada por muitos como a Nutrição do Século XXI. A Nutrição Funcional atua no tratamento e, acima de tudo, na prevenção, ou seja, fortalece os sistemas do nosso organismo para que funcionem corretamente e não adoeçam. Para além de um corpo sem doença, com a Nutrição Funcional trabalha-se para que um organismo funcione no seu máximo potencial e bem-estar.


Saber Mais
Conceito INTEGRADO em Pilates + Nutrição Funcional + Medicina Tradicional Chinesa + Ginástica Abdominal Hipopressiva

Acupuntura

A Acupuntura é um dos pilares da Medicina Tradicional Chinesa. É usada como tratamento, mas é também uma boa fonte de informação para o diagnóstico do estado de saúde.
Através da observação da face, da língua e da palpação abdominal é possível identificar disfunções que estarão relacionadas com as queixas apresentadas.


Saber Mais

Como é a Primeira Consulta?

Balança bioimpedância + perímetros

Maior Conforto
É dada relevância à dos níveis de massa gorda, massa magra, gordura visceral, nível de hidratação, distribuição de gordura corporal e massa muscular pelos diferentes segmentos do corpo e perímetro abdominal. Esta avaliação indica já alterações internas como inflamação, oxidação celular e desequilíbrios eletroliticos;

Avaliação das análises laboratoriais

Atendimento Personalizado
As análises laboratoriais visam complementar a avaliação com a balança de bioimpedância, permitindo estabelecer a relação entre, por exemplo, colesterol ou triglicerideos com o perímetro abdominal e com inflamação.

Avaliação visceral

Horário Flexível
Na avaliação e diagnóstico segundo a Medicina Tradicional Chinesa é observada a face, a língua e a palpação abdominal detetando pontos de dor ou desconforto.

Avaliação da Respiração e Padrão Alimentar

Mais Seguro
A avaliação diafragmática é fundamental, uma vez que este é o principal músculo respiratório e a respiração é a nossa primeira fonte de energia. A segunda fonte de energia é a alimentação. É através da nutrição que temos capacidade de alimentar melhor ou pior as nossas células, sendo também através dela que muitas vezes inflamamos.

Avaliação da postura e controlo motor

Qualidade Garantida
A postura em movimento e a agilidade corporal são influenciadas por todas as questões avaliadas anteriormente e frequentemente são o motivo de consulta de um fisioterapeuta. Uma má postura e controlo motor são normalmente um argumento de peso para justificar aparecimento de dores.

Avaliação da personalidade/motivação:

Maior Acompanhamento
A avaliação da personalidade, do perfil do utente e motivação é mais uma peça necessária a ser considerada e trabalhada pois nos dará a capacidade que o utente terá para se comprometer com o tratamento e aumentar a eficácia do mesmo.

Escolha esta Metodologia Inovadora e Diferenciadora e usufrua de maior qualidade de vida!Contacte-nos