Benefícios do Pilates Clínico para a Mulher

A FISIOVIDA apresenta um departamento especifico focado na área da Saúde da Mulher. Desta forma, todas as mulheres já têm ao seu dispor no Porto, variados serviços desde Acupuntura Médica, Osteopatia, RPG, Pilates Clinico, Ginástica Abdominal Hipopressiva e Reabilitação Perineal.

A área da Saúde da Mulher dá resposta a todas as condições clínicas existentes neste grupo em todas as etapas da sua vida: puberdade, mulher adulta, gravidez, pós-parto, menopausa.

Procurando responder às necessidades especificas deste grupo, a FISIOVIDA desenvolveu classes especificas de Pilates Clínico para Grávidas.

A gravidez implica uma série de alterações hormonais. Estas são responsáveis pela alteração do tecido conectivo (imagine cordas que procuram manter a congruência das suas articulações), tornando-o mais extensível e permitindo movimentos de maior amplitude articular. Pode soar a algo benéfico este aumento de flexibilidade mas não o é. É necessário limitar movimentos exagerados das articulações sendo, geralmente, a coluna o segmento do corpo mais afetado. Para além dessa laxidez ligamentar característica da gravidez, a coluna da grávida experimenta uma série de alterações posturais devido ao aumento do tamanho dos seios, do útero e do aumento da circunferência abdominal, do ganho de peso. Estes fatores levam, maioritariamente, a uma instalação de um quadro de dor lombar.

O Pilates Clínico surge como um método de consciencialização corporal permitindo à grávida reconhecer a sua nova postura e adaptar-se biomecanicamente a esta de forma a minimizar ao máximo o aparecimento de dor lombar e/ou articulares. Para além disso, a grávida irá melhorar a resistência e flexibilidade muscular reduzindo a sobrecarga sobre os músculos lombares.

As mulheres que apresentam já alterações posturais anteriormente à gravidez têm, claramente, uma maior propensão à persistência de quadros de dor durante a gravidez e o pós-parto.
Desta forma, os exercícios lentos coordenados com a respiração implicando controlo motor, os exercícios de estabilização da coluna e pélvis, os exercícios de consciência corporal e os exercícios de mobilidade segmentar constituem os pilares do método de Pilates Clínico praticado na FISIOVIDA.

Neste sentido, prefira um acompanhamento global e usufrua dos serviços que a FISIOVIDA lhe pode oferecer nas várias etapas da sua vida como Mulher.

Sabe porque é que tantas mulheres ficam fãs do "nosso Pilates"?Contacte-nos