A obstipação é mais um dos problemas que pode ser resolvida com a Acupuntura desenvolvida no Porto pela FISOVIDA.
A obstipação é habitualmente conhecida por prisão de ventre provocando mal-estar e levando as pessoas a procurar ajuda médica. Designa-se por dificuldade persistente em evacuar, ou evacuação que obriga a um grande esforço, ou ainda, se há duas ou menos evacuações por semana.
Segundo a Medicina Ocidental, o tempo que as fezes permanecem no intestino determina o teor de água que as compõe. Qualquer situação que leve a uma maior lentidão no funcionamento intestinal torna as fezes mais duras e menos volumosas provocando a obstipação.
À sua semelhança, a Medicina Chinesa, aponta para três causas na origem da obstipação:
– stress;
– falta de líquidos no organismo;
– diminuição das funções de propagação das fezes.
O stress provoca uma hiperactividade do esfíncter anal fazendo com que este não consiga relaxar e como tal a defecção não se processa.
A quantidade reduzida de líquidos no nosso organismo torna as fezes mais secas e duras tornando a defecção mais dolorosa e mais difícil de se processar.
O sedentarismo, a diminuição da actividade muscular global, por exemplo, nas doenças neurológicas, provocam uma diminuição dos movimentos peristálticos dos intestinos e como tal uma diminuição da propagação das fezes e consequente expulsão.
A Acupuntura é uma alternativa na obstipação evitando a toma de medicamentos que poderão “viciar” o seu intestino. A maioria dos casos refere bons resultados logo após a primeira consulta.