Acupuntura no tratamento da ATM

A dor orofacial está relacionada com as disfunções da articulação temporo-mandibular (ATM) e pode beneficiar de tratamento com a Acupuntura desenvolvida no Porto . Esta é uma articulação que articula o crânio com a mandibula desenvolvendo, por vezes, disfunção a nível muscular, ligamentar e do tecido nervoso.

Pode ter como consequência dores de cabeça ou pescoço, ruídos articulares, zumbidos no ouvido, limitação da abertura bucal, desgaste dos dentes e dificuldade na mastigação.
Segundo a medicina chinesa, a dor orofacial ou dor no maxilar está associada a uma desregulação a nível do estômago. Também pode estar relacionada com o trajeto do conduto do intestino grosso que vai até à mandibula e se estende aos dentes.

Geralmente, associado a este quadro álgico têm também gengivas inflamadas, desejo de bebidas geladas e sensação de calor interno.

A Acupuntura irá ajudar a dissipar essa sintomatologia melhorando o conforto a nível de toque e movimentos do maxilar. Neste caso, o tratamento poderá recorrer a pontos locais bem como aurículopuntura em adição ao tratamento de regulação energética individualizado.