Acupuntura na dor menstrual

A Acupuntura desenvolvida no Porto pela FISIOVIDA dá uma resposta eficaz para a dor menstrual. Este é um problema suportado por muitas mulheres, sendo que a maioria considera normal a presença de dor na menstruação….Mas será mesmo normal?…

A verdade é que não é normal existir dor menstrual.

A dor é uma experiência altamente individualizada e complexa sendo difícil de avaliar, diagnosticar e tratar.

A ciência aponta para o facto de que a Acupuntura ativa fibras de conexão rápida que levam informação ao cérebro podendo, desta forma, impedir que a informação de dor chegue em primeiro lugar a este.

Relativamente à dismenorreia primária esta é de origem idiopática, ou seja, sem causa conhecida, sendo caraterizada pela dor abdominal excessiva, tipo cólica, experimentada durante a menstruação na ausência de qualquer condição patológica por detrás.

A medicina ocidental procura combater esta sintomatologia através de anti-inflamatórios e administração da pilula anti-concepcional, nem sempre com os resultados mais eficazes.

Um estudo realizado na Alemanha com 208 mulheres com dismenorreia primária verificou uma diminuição da intensidade da dor menstrual e uma melhoria da qualidade de vida no grupo de mulheres que realizou o protocolo de Acupuntura.

Em outro estudo realizado na Austrália, as mulheres receberam Acupuntura durante cerca de 30 a 40 minutos, uma vez por semana, durante três semanas, seguida de uma semana em que não realizaram tratamento, correspondendo essa à semana que aguardavam pela menstruação. Este protocolo foi aplicado durante 3 ciclos menstruais. Após concluído o protocolo, as mulheres foram todas seguidas, sem realizar tratamento, por um período de 3 a 12 meses. Este estudo verificou uma diminuição da dor menstrual nas mulheres que receberam Acupuntura, principalmente, 6 meses após a conclusão do protocolo.

Desta forma, verifica-se que a escolha da Acupuntura poderá ser uma boa opção de tratamento para si que sofre de dismenorreia.

São vários os casos de sucesso com Acupuntura!Contacte-nos