Nos últimos anos, a FISIOVIDA tem demostrado a sua preocupação com aquela que é a patologia mais comum em crianças: a infeção respiratória aguda.
Os sinais mais comuns são o corrimento e congestão nasal, tosse e por vezes dor de ouvidos associada. Em casos mais avançados, a febre e a perda de apetite são sinais de alerta.
Numa altura em que o inverno se avizinha, é relevante os pais saberem que há alternativas, válidas, e comprovadas, nomeadamente a FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA, para ajudar a combater estas patologias e em muitos dos casos, preveni-las.
De facto, para além dos efeitos secundários a curto e longo prazo dos antibióticos, não há evidência que demonstre o benefício dos mesmos, assim como de anti-histamínicos ou descongestionantes, principalmente porque a causa principal das infeções é de origem vírica.
Assim, dentro da FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA dirigida para bebés recém-nascidos e crianças, a limpeza rinofaríngea surge como alternativa para reduzir ou eliminar secreções nasais, com resultados rápidos, e estabilizar a respiração nasal e prevenir a disseminação da infeção para a parte pulmonar.
A limpeza rinofaríngea é por isso uma técnica eficaz e totalmente segura para o bebé, embora desconfortável, sendo que é essencial a educação e ensino dos pais sobre a mesma para que a possam utilizar em casa neste tipo de situações.
Outra das complicações associadas a estas situações são as otites agudas. De facto, o ouvido médio é muitas vezes afetado caso as secreções migrem da região nasofaríngea, através da trompa de Eustáquio, que nesta idade é ainda muito horizontal. As mudanças de pressão dentro do ouvido interno, conduzem à aspiração das secreções nasofaríngeas, predispondo a infeção.
De facto, o protocolo de limpeza nasofaríngea também é eficaz na desobstrução a este nível, promovendo a drenagem e ventilação adequada do ouvido interno.
A Avaliação e Intervenção neste tipo de situações requer a utilização apropriada e específica da Auscultação Pulmonar, instrumento utilizado pelos nossos Fisioterapeutas nas consultas de Fisioterapia Respiratória, para garantir uma intervenção adequada e segura.
Em caso de necessidade conte com os profissionais especialistas em FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA da FISIOVIDA, recordando-se sempre que a prevenção é a melhor solução!
Bibliografia:

Fisioterapeuta especialista em Exercício Clínico e em Fisioterapia Cárdiorrespiratória.
“A persistência é o caminho para o êxito”, isto define a Lisa. Com a sua persistência procura influenciar de forma positiva todas as pessoas que a procuram e é defensora que, a alimentação, o exercício físico, a qualidade do sono e o tempo de qualidade são os pilares fundamentais para a prevenção da doença.